Esta campanha está sendo bem diferente das demais no grupo Tombista, que é reconhecido pelo trabalho que desenvolveu em Santa Cruz, mas sofre com o desgaste de estar a 22 anos a frente dos destinos da cidade, com críticas ferrenhas de vários setores da sociedade.
O Tombismo sempre fez das suas campanhas uma verdadeira briga por um voto a mais, seus apoiadores sempre tomaram as ruas para defender o grupo com unhas e dentes, indo de casa em casa mostrar o porque de votar no grupo.
Desta vez o grupo seguiu outro caminho, preferiu desde o começo das pré-campanha, aliciar adversários para que unissem ao projeto de poder que o grupo tem na cidade, não que isso não tenha sido feito lá atrás, mas este ano foi com ainda mais ênfase, tentando de todas as formas desmantelar a oposição de todas as formas
Até dias atrás, seria inimaginável assistir um crítico como Josemar Bezerra no palanque Tombista, mas este ano, isso aconteceu.
Não apenas Josemar, que tem grande força, até outros apoiadores, como Alane Costa e Adailton Soares, foram “convencidos” a aderir ao Tombismo, além das tentativas para que outros componentes oposicionistas mudassem de lado, como o vereador Paulo César Beju, que agora sofre com a força jurídica do Tombismo que tenta de todas as formas fazer com que a sua candidatura não seja validada pela justiça eleitoral, o seu pecado? Não ter sido “convencido” e manter a coerência.
Isso sem falar nas tentativas, dias antes da pré-campanha, de tentar levar Nielmo, Aninha, Elcio e Cleide para o seu lado, mas tudo em vão.
Outra coisa que é de se estranhar, é a divulgação de pesquisas com tanta antecedência, o Tombismo sempre se privou de anunciar pesquisas eleitorais em seus canais de comunicação aliados, a poucos dias antes da campanha, mas não com tanta antecedência como vem acontecendo agora (Já foram três pesquisas) querendo criar de todas as formas um clima de “Já ganhou”.
Aliás, não se enganem, os blogueiros de extrema direita de Natal são aliados de primeira hora do Tombismo, não à toa, o tal do BG divulgou pesquisas recentemente em cidades que Tomba tem grande interesse eleitoral, claro, todos os apoiados de Tomba na liderança, aliás, bem na liderança.
O marketing de Fernanda e parte da comunicação local apadrinhada por Tomba está indo no mesmo caminho, na tentativa de forçar um clima de “já ganhou” nas redes sociais. Seria uma tentativa de persuadir a população?
Até porque querer comparar caminhada ou evento político de uma campanha de situação que tem milhares de cargos comissionados e contratados dentro da Prefeitura, SAAE, Câmara Municipal, Hospital Municipal e demais órgãos, com uma oposição que não tem nenhuma dessas estruturas é fugir totalmente da razoabilidade.
Estamos vendo uma campanha diferente do Tombismo, a estratégia utilizada está sendo bem diferente, muitas vezes querendo mostrar uma realidade diferente da que realmente é vista nas ruas de Santa Cruz e nos comentários das mesas políticas locais.
Se vai dar certo, não sabemos, mas estão tentando de todas as formas manipular a opinião pública.
O “já ganhou “ seria uma tentativa de enganar os indecisos?