INFORMAÇÃO

E OPINIÃO COM CREDIBILIDADE.

MICHAEL PONTES

Instituto consult sempre aumentou números de intenção de votos dos candidatos Tombistas

O instituto CONSULT que divulgou nesta quinta (03) uma pesquisa de intenção de votos da corrida eleitoral de Santa Cruz, é conhecido por ser o instituto oficial do Tombismo e nesta eleição também está trabalhando para as candidaturas apoiadas pelo PL, inclusive com graves denúncias em cidades como Natal, João Câmara e Parnamirim.

Mas nessa reportagem não queremos atacar ou duvidar da empresa, vamos trazer dados da consult de eleições passadas em Santa Cruz.

Em 2012, por exemplo, a Consult divulgou que Fernanda Costa tinha 56,74%, Péricles Rocha 35,46% e Petrônio 7,5%. O resultado final foi: Fernanda Costa 52,74%, Péricles Rocha 41,03% e Petrônio 6,58%, a consult aumentou os números de Fernanda Costa em 4% enquanto Péricles Rocha teve 6% a mais de votos que a pesquisa. Petrônio teve os votos conforme a pesquisa.

Vamos para 2016 agora, a consult em pesquisa disse que Fernanda Costa tinha 76,5% e Gilselly Adriano com 23,5%, o resultado final foi com vitória de Fernanda, mas com números bem menores, Fernanda teve 66,29% e Gilselly obteve 33,71%, traduzindo em números, na pesquisa Consult a diferença pró Fernanda era de 53%, nas urnas a diferença foi bem menor, ficando em torno de 32%, um erro de mais de 20%.

Já na primeira pesquisa consult com o atual cenário, com Fernanda x Aninha, o instituto colocou que Fernanda liderava com 59% contra 21% da sua adversária, um resultado já utópico a época que foi divulgado, o que gerou muitas críticas e descrença nos números.

Na pesquisa divulgada há poucos instantes, o instituto mostra uma diferente de 6,3% entre as candidatas, mostrando um empate técnico dentro da margem erro, aliás, na primeira pesquisa, a consult mostrou que a diferença entre ambas era de quase 40%, agora caiu para uma margem que configura o empate.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

×