A sessão desta terça (13) na Câmara Municipal de Santa Cruz será uma das mais importantes do ano, nela será votada o orçamento do executivo para 2023 e também o projeto que cria as emendas impositivas a serem indicadas pelos vereadores.
O orçamento de 2023 enviado pelo executivo, gira em torno de 122 milhões de reais, além disso, a Prefeitura de Santa Cruz pede que até 30% desse valor possa ser remanejado, ou seja, a prefeitura possa gastar de forma livre conforme a sua necessidade.
Também está na pauta de hoje o projeto que cria as emendas impositivas, este projeto se aprovado, pode permitir que os vereadores possam apresentar emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do município.
Uma pequena parte do valor do orçamento seria dividido igualmente entre os vereadores e eles podem indicar que tais recursos sejam usados em obras, educação, saúde, serviços e ações de melhorias a serem implementadas pelo Poder Executivo, que tem a obrigação de executa-las.
O executivo se mostra contra a emenda impositiva, o presidente da casa, Marco Celito, é um dos que apoiam a ideia, além disso a oposição tenta baixar de 30% para 10% o índice de remanejamento do orçamento pelo executivo.
A sessão desta terça (13) promete muito.