INFORMAÇÃO

E OPINIÃO COM CREDIBILIDADE.

MICHAEL PONTES

Com avanços na saúde e a volta do corte de terra, gestão Aninha completa 100 dias em Santa Cruz

A Vitória de Aninha nas eleições municipais de outubro/2024 foi uma das mais eloquentes da última eleição no Rio Grande do Norte, antes desacreditada e até denegrida por comunicadores ao redor do estado, Aninha virou um caso de superação, deu a volta por cima e derrotou um dos maiores grupos políticos do Rio Grande do Norte, que a 24 anos se perpetuava no poder em Santa Cruz.

O início da administração não foi fácil, a atual gestão recebeu uma prefeitura praticamente no escuro, sem acesso a sistemas, senhas que não foram repassadas, diversos computadores formatados e uma prefeitura praticamente sem documentos, sem históricos e sem informações, situação essa que foi notícia em todo o Rio Grande do Norte e virou caso de polícia. Devido esta problemática, a gestão deve que decretar estado de emergência administrativa e assistencial no município.

Mesmo com estes problemas nos primeiros dias de gestão, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz conseguiu superar os desafios e fazer significativas mudanças e melhorias para a que estão sendo sentidas no dia-a-dia dos moradores.

Na agricultura, uma das grandes promessas de campanha de Aninha, já está sendo cumprida, o corte de terra que tinha sido deixado de lado a mais de 20 anos, virou realidade em menos de 100 dias de nova gestão, mais de 900 agricultores estão sendo beneficiados com esta ação da nova gestão da prefeitura, além disso, o chamado matadouro público novo de Santa Cruz inaugurado em 2018, mas que nunca foi utilizado, está prestes a virar realidade e funcionar de fato, oferecendo um ambiente de trabalho melhor e mais qualidade na mesa do santacruzense.

Na assistência social o trabalho também segue avançando, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) dobrou o número de oficinas oferecidas, com o incremento das oficinas de balé, violão, percussão e karatê, além de uma merenda com qualidade nunca vista, também aumentou o número de alunos beneficiados. Ainda na assistência, o projeto criança feliz, cresceu, e também passou a atender um número maior de crianças, trazendo segurança e promovendo cidadania.

A Cultura também merece destaque, o trabalho com transparência é uma das marcas, com a realização e o apoio a diversos eventos e shows pela cidade, como por exemplo a comemoração do dia do teatro e do circo, com espetáculos no bairro e no palco, além da realização do carnaval, que mesmo com poucos dias de gestão, se destacou como um dos maiores da história de Santa Cruz, com eventos durante o dia e a noite, a prainha do Trairi no açude Santa Cruz virou um verdadeiro point da festividade momesca. Além disso, foi criado o comitê permanente do carnaval e feita a redação do futuro plano municipal de cultura, que já é aguardado pela classe a mais de 8 anos.

No turismo, foi criada a Feira Meu Inharé – A Feira da Gente, um evento mensal realizado no Largo da Matriz de Santa Rita de Cássia, sempre no dia 22 de cada mês, fortalecendo a economia local, promovendo artesãos, artistas e agricultores da região, o evento integra cultura, saúde e turismo, contando com o apoio das secretarias municipais.

Outra iniciativa importante foi a apresentação do Calendário Anual de Eventos ao Conselho Municipal de Turismo, a proposta prevê movimentação ao longo de todos os meses do ano, incluindo a reativação de eventos tradicionais que haviam sido extintos, como o Festival de Quadrilhas e o Moto Fest.

Na secretaria de obras, os primeiros dias de gestão foram de uma verdadeira limpeza na cidade, com a ação intitulada “limpa santa Cruz” que tirou dezenas de caçamba de entulhos e lixos na cidade, além de reformas em diversos prédios públicos da cidade, outro grande destaque foi a operação “cidade iluminada” , que colocou centenas de braços de luz e trocou mais de 600 lâmpadas, na zona urbana e na zona rural, trazendo mais segurança e iluminação em toda cidade.

No esporte o desportista voltou a ser respeitado, com apoio e incentivo a diversas modalidades esportivas, uma bandeira de campanha da prefeita Aninha, os atletas de Santa Cruz já conquistam grandes resultados, a criação da seleção feminina de futsal e a volta do tricolor do Trairi as quadras do Rio Grande do Norte, são avanços que com certeza já estão na história do esporte santacruzense.

A saúde é um capítulo à parte, os avanços em apenas 100 dias de gestão são notórios, as linhas de Cuidado, como da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no município foram reestruturadas. Além do atendimento de urgência e emergência, o hospital municipal Aluísio Bezerra voltou a oferecer atendimentos e exames eletivos, com mais de 607 consultas e exames já ofertados, e em breve o hospital será uma referência na região para casos de infarto. A implantação da pediatria segue a passos largos, profissionais estão sendo treinados e as obras de adequação da futura ala pediátrica do hospital estão em processo de finalização, em breve a população de Santa Cruz terá um dos seus maiores sonhos realizado, o atendimento especializado em pediatria no hospital municipal.

A diminuição na fila de exames também é outro destaque, pessoas que a meses e até anos aguardavam por cirurgias e exames, tiveram a sua solicitação atendida, o que antes era usado como moeda de troca política, agora é usado de forma correta com respeito a população, além disso, foi zerado a fila para exames laboratoriais, o que é um marco na história recente da saúde de Santa Cruz. O Atendimento ao trabalhador também foi implantado, com ações durante a noite para garantir o atendimento para aquele que não pode se consultar durante o horário de trabalho.

Outras secretarias também se destacaram, como a educação, onde aconteceu a reforma de algumas escolas, realização de processo seletivo, dando transparência ao processo e a contratação de estagiários, já no TI, diversos equipamentos que estavam em estado de sucata, foram reformados e reaproveitados, gerando economia para os cofres públicos, além de diversos serviços de manutenção e reparo em redes antigas, que estavam em situação de abandono e ofereciam perigo para o trabalho dos servidores e atendimento à população.

Mesmo com o órgão entregue totalmente sucateado, o SAAE fez uma série de adequações na rede de água e esgoto do município, cortando privilégios e buscando uma equidade na distribuição da água, estudos foram feitos e a melhora na distribuição de água já é sentida em praticamente toda a cidade, bombas foram consertadas, hidrômetros foram comprados e estão instalados, além de investimentos em canos maiores, para melhorar a distribuição, quem antes recebia água com um intervalo maior de 30 dias entre uma distribuição e outra, agora consegue receber água em um intervalo menor, a situação ainda não foi resolvida, mas a melhora já é significativa.

Está gostando do conteúdo ? Compartilhe!

×