O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande Do Norte (SETRANS), que representa empresas de ônibus intermunicipais, protocolou nesta quarta-feira, (28), pedido de reajuste tarifário de 52,06% no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão responsável pela gestão do transporte metropolitano e rodoviário no Estado.
Segundo o presidente do sindicato, Eudo Laranjeiras, o pedido de aumento do reajuste vem do fato do valor da passagem está defasado desde 2018. Além da queda do número de passageiros no período pós-pandemia e o alto preço. Outro fato que contribui para o reajuste é o preço do óleo diesel e de outros insumos que afetaram o setor.
“Estamos necessitando muito desse reajuste. Hoje faz quatro anos que teve a última mudança. De lá, teve pandemia, e o setor não conseguiu recuperar o número de passageiros. Além do aumento do valor do óleo diesel”, falou.
Em julho deste ano o Poder Executivo Estadual reduziu o ICMS sobre o óleo diesel. Apesar da diminuição, o fato não resolveu a questão, como detalha Eudo.
“A desoneração dada pelo governo para o diesel foi importantíssima, e contribui para que a defasagem não seja ainda maior. É necessário que a desoneração seja mantida, bem como possamos ter outras alternativas, como subsídios”, explica.
O pedido já foi entregue ao DER, que vai analisar a proposta do sindicato.
Na verdade o DER vai analisar uma verdadeira PIADA DE EXTREMO MAL GOSTO, é inadmissível este pedido de aumento, visto o serviço ineficiente, ineficaz e horrível que as empresas do transporte intermunicipal do RN oferecem, já pensou você pagar R$ 39,50 para ir de Santa Cruz até Natal em um micro-ônibus apertado, sem conforto algum e parando de metro em metro? Pois é, esse é o pedido dos empresários Potiguares, que além de não terem mais a capacidade operacional minimamente aceitável para continuar operando, ainda alugam as linhas para que terceiros possam operar.
Você amigo leitor sabia que na Jardinense por exemplo, a maioria das linhas não são operadas pela empresa e sim por terceiros que alugam a linha? Colocando em risco o transporte e até a vida das pessoas? Pois é, esse e outros absurdos não ocorrem apenas na Jardinense, a viação Nordeste por exemplo, hoje em dia só opera dois horários diários entre Natal e Mossoró, um verdadeiro descalabro, que conta com a conivência do DER, mas em uma próxima reportagem vamos detalhar melhor o caos que reina no transporte intermunicipal do estado.
O que precisamos na verdade é de um reset no sistema de transporte no estado e de uma LICITAÇÃO séria e que possa atrair empresas que possam oferecer um serviço digno a nossa população que é tratada como gado dentro de sardinhas de calor.