O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, determinou a exclusão de Wendel Lagartixa do rol dos eleitos, impedindo assim a diplomação do deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (16), a três dias da diplomação dos candidatos vencedores do pleito de 2022 no estado.
Lewandowski considerou uma outra decisão do qual ele próprio indeferiu a candidatura de Wendel Lagartixa por uma condenação por crime hediondo. O candidato já havia sido sentenciado por posse de munição de uso restrito.
Nas eleições do dia 2 de outubro, Wendel Lagartixa foi o mais votado para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, com mais de 88 mil votos.
Tribuna do Norte.
Nota: Se estava preso durante a confirmação da candidatura, ela jamais deveria ter sido validada e confirmada pelo TRE, lembram-se de Lula em 2018? Que estava preso e teve sua candidatura negada pelo TSE? A corte agiu de forma correta em ambos os casos, por mais que no voto, Lagartixa mereça o seu mandato, mas na lei, não.